Quando o assunto é Marketing, Vendas e Growth, o que não faltam são termos novos e, em sua maioria, estrangeiros que são bastante utilizados no dia-a-dia de trabalho.
Trouxemos aqui um glossário com os principais deles para que você se familiarize e compreenda tudo que acontece nos bastidores do marketing digital.
Confira aqui e acabe com as suas dúvidas:
Leads em Ops – Taxa de conversão de Leads em Oportunidades. Para calcular, basta dividir as conversões pela sua audiência. Por exemplo: 300 Leads / 1.000 visitantes * 100 = taxa de conversão de Leads de 30%.
Ops em Vendas – Taxa de Conversão de Oportunidades em Vendas. Essa é a taxa que mostra a porcentagem de leads que viraram clientes. Por exemplo, se 800 leads chegaram até um vendedor, mas 80 vendas foram fechadas, então a taxa de conversão em vendas é 80/800 = 0,1 ou 10%.
Análise S.W.O.T. – O acrônimo SWOT é uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É uma técnica de planejamento estratégico utilizada no auxílio de pessoas ou organizações em vista de identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.
B.A.N.T. – Budget (orçamento), Authority (autoridade), Need (necessidade), Timing (tempo). – É uma estrutura que serve de guia – utilizado como técnica de vendas para qualificar leads e identificar oportunidades.
Benchmark / Benchmarking – Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa. No momento de criar suas estratégias de vendas, é importante definir quais são seus benchmarks e utilizá-los como modelos de inspiração para o que se pretende realizar.
Brainstorm – Reunião ou conversa feita para trocar e debater ideias acerca de um projeto, estratégia e afins.
Branding – É o conjunto de ações que imprimem o posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é conectar de forma consciente e inconsciente a sua marca com o seu potencial cliente, de modo que ele escolha o seu produto no momento de decisão da compra.
Break-even – É quando a empresa consegue se sustentar sozinha: quando os custos e despesas operacionais são iguais às receitas. Nesse momento, a empresa fica no zero a zero e todo valor de faturamento que entrar acima desse ponto torna-se lucro.
Briefing – Dados e informações que vão dar suporte e criar um roteiro de ação para determinado trabalho ou atividade. Neste documento, pode-se encontrar as descrições de mercado de atuação, público-alvo, objetivos da empresa, estratégias vencedoras, etc.
Budget – Orçamento disponível para cobrir despesas, custos e gastos com um projeto específico.
Business plan – O documento reúne as informações mais importantes da empresa e detalha quais recursos, processos e estratégias serão necessários para alcançar o sucesso no segmento escolhido.
Business to business / B2B – É um modelo de negócio onde o cliente final é outra empresa e não uma pessoa física. Na tradução, pode-se dizer “Empresa para Empresa”.
Business to consumer / B2C – É um modelo de negócio onde o cliente final é uma pessoa física. Na tradução, pode-se dizer “Empresa para Consumidor Final”.
Business to business to consumer / B2B2C – Comércio realizado entre empresas com o objetivo de revender produtos ou serviços ao consumidor final. É um modelo de negócio bastante comum em indústrias e marketplaces.
Buzz marketing – É uma estratégia planejada para alcançar um público-alvo específico, cujo objetivo é gerar assuntos sobre marcas ou produtos. A ideia é que consumidores conversem entre si sobre algo que uma empresa fez recentemente. Tudo isso para que o nome da empresa ganhe destaque e relevância na cabeça das pessoas.
CAC – Custo de aquisição do cliente ou CAC é o valor que a empresa investe para adquirir um novo cliente. Pode-se calcular assim: Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC.
Call to action (CTA) – Call To Action geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”.
Cashflow – Fluxo de caixa. Ideal para medir a saúde financeira da empresa e tornar a sua manutenção viável.
Chairman – Presidente do conselho que dirige a organização.
Chief executive officer (CEO) – Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.
Chief financial officer (CFO) – Diretor de finanças.
Chief human resources officer (CHRO) – Diretor de recursos humanos.
Chief marketing officer (CMO) – Diretor de marketing.
Churn – Taxa que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período; mensal, trimestral ou anual. Quanto menor o churn, melhor para a empresa.
Cluster – Um cluster é um agrupamento de elementos semelhantes. Por exemplo, em análise de dados, pode-se utilizar algoritmos de clustering, como o K-means, para agrupar clientes com base em características comuns, como idade e preferências de compra.
Coaching – O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal ou profissional em que um coach ajuda o coachee (cliente) a atingir metas específicas. Por exemplo, um executivo pode contratar um coach para aprimorar suas habilidades de liderança.
COHORT – Uma cohort, em marketing, é um grupo de clientes que compartilham características semelhantes, como a data de inscrição em um serviço. Exemplo: Avaliar o desempenho de uma cohort de clientes que se inscreveram em janeiro.
Core Business – O core business é o principal foco de atividade de uma empresa. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter o desenvolvimento de software como seu core business.
Coworking – Coworking é um modelo de compartilhamento de espaço de trabalho por várias empresas ou profissionais independentes. Exemplo: Várias startups compartilham um espaço de coworking para reduzir custos.
CPC (Custo por Clique) – O CPC é o valor pago por cada clique em um anúncio online. A fórmula é: CPC = Custo do Anúncio / Número de Cliques.
CPL (Custo por Lead) – O CPL é o custo associado à obtenção de um lead, geralmente em campanhas de marketing. A fórmula é: CPL = Custo da Campanha / Número de Leads Gerados.
CPM (Custo por Mil Impressões) – O CPM é o custo por mil impressões de um anúncio. A fórmula é: CPM = Custo do Anúncio / Número de Impressões (em mil).
CRO (Otimização de Taxa de Conversão) – CRO é o processo de melhorar a taxa de conversão de um site ou página. Exemplo: Testar diferentes elementos de uma página de produto para aumentar a taxa de compra.
Crowdfunding – Crowdfunding é a captação de recursos financeiros por meio de doações online, geralmente em plataformas especializadas. Exemplo: Um músico arrecada fundos para gravar um álbum por meio de uma campanha de crowdfunding.
Crowdsourcing – Crowdsourcing é a prática de obter ideias, produtos ou conteúdo com a contribuição de um grupo de pessoas. Exemplo: Uma empresa solicita ideias de design de logotipo para seus clientes.
CTR (Click Through Rate) – CTR é a taxa que mede quantos cliques um anúncio recebe em relação às visualizações. A fórmula é: CTR = (Cliques / Visualizações) x 100.
CPV (Custo por Venda) – O CPV é o valor gasto para gerar uma venda. A fórmula é: CPV = Custo da Campanha / Número de Vendas.
Data Driven – Tomada de decisões orientada por dados. Exemplo: Uma empresa analisa dados de vendas para ajustar sua estratégia de preços.
Deadline – Prazo limite para a entrega de um projeto ou tarefa. Exemplo: O deadline para a conclusão do relatório é sexta-feira.
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) – Sistema de software que ajuda a gerenciar vários aspectos de uma empresa, como finanças, recursos humanos e produção. Exemplo: Uma empresa implementa um sistema ERP para melhorar a eficiência de seus processos.
Facebook Ads – É uma plataforma do Facebook que permite às empresas criar e veicular anúncios para alcançar seu público-alvo. Exemplo: Uma loja de roupas pode usar o Facebook Ads para promover uma liquidação de fim de semana.
Feedback – Feedback consiste em avaliações e comentários fornecidos a um funcionário sobre seu desempenho profissional. Exemplo: Um gerente fornece feedback a um membro da equipe após uma apresentação.
Follow-Up – É o acompanhamento de tarefas ou compromissos estabelecidos em uma conversa, reunião ou solicitação anterior. Exemplo: Após uma reunião de vendas, o vendedor faz um follow-up para verificar o progresso do cliente em relação à decisão de compra.
Forecast – Previsão que envolve estimar resultados futuros com base em dados e análises. Exemplo: Uma empresa faz uma previsão de vendas para o próximo trimestre com base nas tendências de vendas passadas.
Gap – O gap representa um espaço ou lacuna que precisa ser preenchido ou desenvolvido. Exemplo: Uma empresa identifica uma lacuna na oferta de produtos e decide desenvolver um novo produto para preenchê-la.
Google AdWords / Ads – É a plataforma do Google que permite às empresas criar anúncios para aparecer nos resultados de pesquisa e em sites parceiros. Exemplo: Uma empresa de viagens usa o Google Ads para promover pacotes de férias.
Growth – Refere-se ao crescimento de uma empresa, produto ou projeto. Exemplo: O crescimento da base de usuários de um aplicativo de entrega de comida.
Growth Hacking – Envolve encontrar estratégias criativas e não convencionais para impulsionar o crescimento. Exemplo: Uma startup usa táticas virais para adquirir rapidamente um grande número de usuários.
Headhunter – É uma pessoa ou empresa especializada em encontrar profissionais talentosos para posições específicas. Exemplo: Uma empresa de tecnologia contrata um headhunter para encontrar um diretor de tecnologia qualificado.
Highend – Na estratégia de esteira de produtos, high-end refere-se a produtos com um preço médio elevado e alta qualidade. Exemplo: Uma fabricante de eletrônicos lança uma linha high-end de TVs com tecnologia avançada.
Inbound – É uma estratégia de marketing que visa atrair clientes de forma passiva, geralmente por meio de conteúdo relevante. Exemplo: Um blog que atrai visitantes interessados em um determinado tópico.
Jidoka – Jidoka é uma ferramenta do lean manufacturing que enfatiza a automatização com intervenção humana para evitar erros. Exemplo: Uma linha de produção automatizada que para automaticamente em caso de falha.
Job Rotation – Envolve o rodízio de funcionários em diferentes funções para desenvolvê-los em várias áreas. Exemplo: Uma empresa implementa um programa de job rotation para seus gerentes.
Joint Venture – É uma associação de empresas que colaboram em atividades econômicas compartilhadas. Exemplo: Duas empresas de tecnologia se unem em uma joint venture para desenvolver um novo produto.
Key Results (KR) – São tarefas específicas que contribuem para o alcance dos Objetivos e Principais Resultados (OKR) de uma empresa. Exemplo: Um KR pode ser aumentar o tráfego do site em 20% no próximo trimestre.
Know-how – Refere-se ao conhecimento adquirido por meio da experiência em uma área ou tópico específico. Exemplo: Um engenheiro possui um profundo know-how em automação industrial.
Lead (Potencial cliente) – Um lead é um indivíduo ou empresa que demonstrou interesse em seu produto ou serviço e tem o potencial de se tornar um cliente. Exemplo: Um visitante de um site que preenche um formulário de contato.
Lean Startup – É um método de desenvolvimento de produtos e mercados que se concentra na agilidade, na velocidade e na interação constante com os clientes para validar hipóteses e reduzir o desperdício de recursos. Exemplo: Uma startup lança um MVP (Produto Mínimo Viável) para testar sua ideia antes de investir pesadamente.
Lifetime Value (LTV) – É o tempo médio que um cliente permanece como cliente e gera receita para uma empresa. A fórmula é: LTV = Receita Média Anual por Cliente x Tempo de Retenção Médio.
Lucro Líquido – Representa o rendimento real obtido após a dedução de todos os custos operacionais e impostos das vendas realizadas. A fórmula é: Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total.
Margem de Contribuição – Refere-se à porcentagem da receita que permanece após a subtração dos custos variáveis do produto ou serviço. A fórmula é: Margem de Contribuição = (Receita – Custos Variáveis) / Receita.
Meetup – É um encontro informal de empreendedores ou executivos com o objetivo de realizar networking e discutir assuntos de negócios de forma descontraída. Exemplo: Um grupo de empreendedores locais se reúne mensalmente para compartilhar ideias.
Mentoring – Envolve a orientação de um mentor experiente no desenvolvimento profissional de outra pessoa. Isso inclui conversas, aconselhamento e debate. Exemplo: Um executivo sênior atua como mentor para um jovem profissional.
MHS (Metodologia de mensuração da satisfação do cliente) – É um conjunto de métodos e práticas para medir e avaliar a satisfação dos clientes em relação a produtos ou serviços. Exemplo: Uma empresa utiliza pesquisas de satisfação para medir a experiência do cliente.
Networking – Refere-se ao ato de estabelecer uma rede de contatos profissionais que podem ser úteis para avançar na carreira ou nos negócios. Exemplo: Participar de eventos de networking para conhecer potenciais parceiros de negócios.
NPS (Net Promoter Score) – É uma métrica que mede a lealdade do cliente e busca entender o grau de recomendação de uma empresa. Os clientes são classificados em promotores, neutros e detratores. Exemplo: Uma empresa calcula seu NPS com base nas respostas dos clientes à pergunta “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa?”.
P.U.V (Proposta Única de Valor) – É uma declaração que descreve de forma clara e concisa os benefícios exclusivos que um produto ou serviço oferece aos clientes. Exemplo: “Nosso software economiza tempo e dinheiro, automatizando tarefas repetitivas.”
Oportunidades – Refere-se ao número de pessoas ou empresas que demonstraram interesse genuíno e podem ser convertidas em oportunidades de venda. Exemplo: Um vendedor identifica cinco oportunidades de venda em potencial durante uma conferência.
Objectives and Key Results (OKR) – São uma estrutura para definir e acompanhar objetivos e seus resultados-chave em uma organização. Exemplo: Uma empresa estabelece um objetivo de aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre com métricas de acompanhamento específicas.
Outbound – Envolve a busca ativa por clientes, geralmente por meio de estratégias de marketing direto, como ligações a frio e envio de e-mails. Exemplo: Uma equipe de vendas faz ligações a frio para prospectar novos clientes.
Payback – Representa o tempo necessário para que um investimento se pague, ou seja, recupere o capital inicial investido. A fórmula é: Payback = Investimento Inicial / Lucro Anual.
Persona – Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários dentro de um público-alvo. Exemplo: Uma empresa cria personas para entender melhor suas necessidades e preferências.
Pitch – É um discurso breve e objetivo que os empreendedores fazem para apresentar a natureza de seu produto ou serviço, geralmente para convencer investidores sobre seu potencial. Exemplo: Um empreendedor apresenta um pitch a investidores em busca de financiamento.
Player – Refere-se a uma empresa que exerce uma função específica em um mercado ou setor. Exemplo: Uma empresa de tecnologia é um importante player no mercado de dispositivos móveis.
Poka Yoke – É um termo de origem japonesa que significa “à prova de erros”. É uma ferramenta de inspeção que visa prevenir falhas humanas e corrigir erros. Exemplo: Um sistema de produção utiliza dispositivos Poka Yoke para evitar erros de montagem.
Power BI – É uma ferramenta da Microsoft para análise de dados e criação de relatórios interativos. Exemplo: Uma empresa usa o Power BI para visualizar e analisar dados de vendas.
Product Life Cycle (Ciclo de Vida do Produto) – Este é o modelo que descreve as diferentes fases pelas quais um produto ou marca passa, desde o lançamento até o declínio. Exemplo: Um smartphone passa por fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Product Market Fit (Ajuste Produto-Mercado) – Isso se refere ao grau em que um produto ou serviço atende às necessidades e demandas do mercado. Exemplo: Uma empresa verifica se seu software atende às necessidades de seus clientes-alvo.
Rapport (Afinidade) – Rapport se refere ao relacionamento de confiança e conexão que é estabelecido entre duas pessoas durante uma interação. Exemplo: Um vendedor cria rapport com um cliente para construir confiança.
Receita – Representa o valor total arrecadado pela venda de um produto ou serviço, após a dedução de todos os custos de produção. Exemplo: A receita anual de uma empresa é de $1 milhão.
Return on Investment (ROI – Retorno sobre o Investimento) – É uma métrica que calcula o percentual de retorno em relação ao custo de um investimento. A fórmula é: ROI = (Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Return on Advertising Spend (ROAS – Retorno sobre o Investimento em Publicidade) – É uma métrica que mede o retorno obtido em relação à verba investida em publicidade. A fórmula é: ROAS = Receita Gerada pela Publicidade / Custo da Publicidade.
Role Model (Modelo de Sucesso) – É uma pessoa que serve como exemplo de sucesso para outras pessoas, especialmente em áreas como carreira e vida pessoal. Exemplo: Um líder empresarial admirado como um modelo a seguir.
SDR (Sales Development Representative – Representante de Desenvolvimento de Vendas) – É um profissional de vendas responsável por realizar a abordagem inicial a potenciais clientes e qualificá-los para o próximo estágio do processo de vendas.
Sell-in – É o processo de venda de produtos ou serviços de uma empresa para outra empresa (B2B).
Sell-out – É o processo de comercialização direta de produtos ou serviços ao cliente final.
SEM (Search Engine Marketing – Marketing de Mecanismos de Busca) – É uma estratégia de marketing que visa divulgar um site ou página nos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo, por meio de anúncios pagos.
SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) – É o processo de otimizar um site para melhorar seu ranking nos mecanismos de busca e aumentar a visibilidade orgânica.
Share (Participação no Mercado) – Refere-se à porcentagem de mercado detida por uma empresa em relação ao total disponível. Exemplo: Uma empresa tem uma participação de mercado de 20%.
Sweet Spot (Ponto Ideal) – É o ponto ideal no mercado que uma empresa deseja alcançar, levando em consideração sua competência, demanda do produto e satisfação do cliente.
Stakeholder (Parte Interessada) – São pessoas ou entidades que são afetadas por um negócio, como sócios, clientes, acionistas, funcionários, entre outros.
Staff Meeting (Reunião de Equipe) – É uma reunião onde os membros de uma equipe se encontram para discutir projetos, metas e atualizações.
Spread (Taxa de Risco) – Refere-se à diferença entre a taxa de juros de captação e a taxa de juros de empréstimo de uma instituição financeira.
Spin-off (Cisão de Empresas) – É o processo de separação de uma parte de uma empresa existente para criar uma nova empresa independente.
S.P.I.N. (Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução) – É uma técnica de vendas que envolve fazer perguntas para identificar a situação do cliente, problemas, implicações e, finalmente, as necessidades de solução.
Smart Outbound (Venda Direta Inteligente) – Refere-se a estratégias de vendas diretas que são baseadas em dados e análises para abordar clientes potenciais de forma mais eficaz.
Service Level Agreement (SLAs – Acordo de Nível de Serviço) – É um contrato que define os níveis de serviço que uma empresa deve fornecer a seus clientes.
SKU (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque) – É um código único atribuído a cada produto para identificá-lo no inventário.
Shopper (Consumidor) – É uma pessoa que compra produtos ou serviços, muitas vezes em um ambiente de varejo.
Shareholder (Acionista da Empresa) – É uma pessoa que possui ações em uma empresa e, portanto, possui uma participação na propriedade e nos lucros da empresa.
UTM (Urchin Tracking Module – Módulo de Rastreamento de Tráfego) – É um código que é anexado a URLs para rastrear a origem e o desempenho do tráfego em uma campanha de marketing online.
Turnover (Rotatividade de Mão de Obra) – Refere-se à taxa em que os funcionários entram e saem de uma organização durante um período de tempo.
Trend (Tendência) – Indica a direção em que algo está se movendo ou se desenvolvendo. Exemplo: A tendência atual é a adoção de tecnologias de inteligência artificial.
Ticket Médio – É o valor médio de uma venda. Pode ser calculado dividindo o valor total das vendas pelo número de vendas.
Target (Objetivo) – Refere-se a metas específicas que uma empresa pretende alcançar, como aumentar as vendas em 10% este ano.
Check-In – Esta é uma reunião importante para interagir com o cliente e discutir o andamento de um projeto.
Kickoff (Início) – É a primeira reunião com o cliente para coletar informações e planejar um projeto.
CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) – São ferramentas e estratégias usadas para criar e manter um relacionamento eficaz com os clientes.
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